Eixos e Categorias

O Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias. Todos os gêneros seguem contemplados, porém, distribuídos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação
Com exceção dos concorrentes inscritos no Produção Editorial, as obras são recebidas eletronicamente, por meio do envio do arquivo completo do livro em formato PDF, no momento da inscrição.

Confira a distribuição dos eixos e os descritivos de cada categoria para escolher onde inscrever a sua obra. 

 

Literatura

  • Conto 
Reunião de narrativas ficcionais breves.
 
  • Crônica
Reunião de narrativas cujos motes sejam fatos, eventos do cotidiano ou temas históricos
 
  • Histórias em Quadrinhos
Histórias em quadrinhos, originais ou adaptadas, contadas por meio de desenhos sequenciais, definidas pela integração de linguagem verbal e não verbal, ou apenas não verbal.
 
  • Infantil 
           Literatura dedicada especialmente às crianças a partir dos mais diversos temas.
 
  • Juvenil
           Literatura dedicada especialmente aos jovens a partir dos mais diversos temas.
 
  • Poesia
Composição por meio de versos; expressão artística caracterizada pelo uso de ritmos, sonoridades e outros recursos intrínsecos à criação poética. 
 
  • Romance de Entretenimento
Literatura ficcional em prosa, geralmente longa, cujo enredo se desenvolva relacionando personagens num espaço-tempo. Podem ser inscritas obras de ficção científica, policial, terror, romance sentimental/de amor, erótico, humor, suspense, aventura, fantasia, entre outros. O júri desta categoria irá avaliar as qualidades do enredo, privilegiando o conteúdo, a trama.

  • Romance Literário
Literatura ficcional em prosa, geralmente longa, cujo enredo se desenvolva relacionando personagens num espaço-tempo. Podem abordar todo tema e sob qualquer enfoque. O júri desta categoria irá avaliar as qualidades do texto, privilegiando a forma, a arte literária.
 
​​​​​​ 

Leia Mais



 



Não Ficção


Eixo que contempla obras em prosa, expondo um ponto de vista com conhecimento ao alcance do público não especializado. Pode ser de caráter especulativo ou partir de dados de pesquisa científica.
 
                 Categorias:
 
  • Artes
Obras dedicadas às artes em geral, tais como: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Artes Cênicas e Performáticas; Cinema; Fotografia; TV, Design e Música.
 
  • Biografia, Documentário e Reportagem
Livros documentais ou analíticos centrados em narrativa da vida de uma pessoa, grupo, instituição, acontecimento ou fato histórico.
 
  • Ciências
Obras de divulgação do pensamento científico, tais como: Ciências Exatas; Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Engenharia, Tecnologias e Informática; Ciências da Saúde e Medicina; Psicologia, Psicanálise e Comportamento.
 
  • Ciências Humanas 
Obras situadas na esfera das Ciências Humanas que apresentem ao grande público temas relevantes e questões atuais na perspectiva das seguintes disciplinas: Antropologia; Arqueologia; Ciência Política, Ciências da Religião; Educação; Filosofia; Geografia; História; Literatura e Linguística e Sociologia.
 
  • Ciências Sociais
Obras voltadas para o grande público produzidas no campo das Ciências Sociais que abordem temas e questões de interesse imediato no arco das seguintes disciplinas: Administração e Negócios; Ciências da Informação; Direito; Demografia; Economia; Comunicação; Marketing; Serviço Social.
 
  • Economia Criativa

    Livros que discutam negócios, ações econômicas e/ou sociais, provenientes do capital intelectual, cultural, criatividade e inovação para promover a diversidade sociocultural e o desenvolvimento humano, e que produzam valor econômico, gerando trabalho, renda e receita nas áreas de Moda, Lazer, Gastronomia, Hotelaria, Turismo, Entretenimento, Sustentabilidade, Cidades e Patrimônios, Games, Aplicativos e outras Mídias Digitais.

     
 

Leia Mais

 


Produção Editorial
 

Eixo que contempla etapas do processo de produção do livro da tradução à impressão/acabamento.

Obras publicadas em primeira edição, entre 1° de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020, mesmo que de textos não inéditos, podem ser inscritas no Eixo Produção Editorial.

Obras inscritas nas categorias do Eixo Produção Editorial não concorrem à premiação Livro do Ano.

     Categorias:
 

  • Capa
Concepção e desenvolvimento gráfico de capas e sobrecapas (se for o caso).
 
  • Ilustração
Imagens, criadas a partir de desenhos ou de outras técnicas visuais e artísticas, que apresentem uma narrativa de forma autônoma ou associada ao texto, se houver.
 
  • Projeto Gráfico
          Livros individuais ou pertencentes a coleções, produzidos originalmente no Brasil, cuja concepção ressalte sua materialidade/visualidade.
   
  • Tradução
          Livros de Ficção e/ou Não Ficção em tradução inédita de qualquer idioma para o português e publicados em nova edição no Brasil.
       
         

          Leia Mais
 


Inovação                
               

Eixo que reconhece, dá visibilidade e estimula as iniciativas de promoção à leitura de acesso ao livro, e divulgação da cultura brasileira realizadas por indivíduos, grupos, organizações sociais, mídias, empresas e bibliotecas comunitárias ou públicas .


Projetos e obras inscritos neste eixo não concorrerão à premiação Livro do Ano.

      Categorias:

 

  • Fomento à Leitura
     

Ações, projetos e iniciativas que despertem e sustentem o interesse pela leitura. Ações de caráter social, cultural ou tecnológico que sejam inclusivas e abrangentes.

Será considerada na análise a realização do projeto ocorrida entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, mesmo que a iniciativa tenha sido instaurada anteriormente.

Para a inscrição, é imprescindível a leitura e aceite do ANEXO I, que contém o detalhamento da categoria, além do preenchimento do formulário com todas as informações necessárias para a análise do projeto pelo júri.


 

  • Livro Brasileiro Publicado no Exterior
     

Livro de autora ou autor brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no País publicado no exterior, em primeira edição, no período entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2020, em qualquer gênero. 

A análise das obras concorrentes será focada nas estratégias de lançamento, promoção, comercialização e divulgação da obra.
O Prêmio é destinado à editora estrangeira que comprou e publicou em primeira edição o livro brasileiro no exterior e à editora brasileira que vendeu os direitos autorais desse livro. 
Apenas serão aceitas obras cuja publicação no exterior tenha tiragem mínima de 500 exemplares.
Para a inscrição, é imprescindível a leitura do ANEXO II, que contém o detalhamento das regras válidas e contrapartidas para a categoria, além do preenchimento do formulário com as informações necessárias para análise pelos jurados.

.



Leia Mais