Dúvidas Frequentes

O valor da inscrição é calculado pela categoria em que a obra é inscrita. Por exemplo: se uma obra individual for inscrita em duas categorias diferentes, serão cobradas duas taxas de inscrições. A taxa também muda se a obra concorre de forma individual ou como coleção. 

Será enviado um e-mail de confirmação do recebimento.

Para os eixos Literatura e Ensaios, se a coleção é formada por mais de uma arquivo, deverá ser feito o upload na plataforma de todos os arquivos que compõem a obra. 

Se a coleção for inscrita em alguma categoria do eixo Livro será necessário enviar cinco coleções físicas completas por categoria que a obra estiver inscrita, para o endereço indicado na ficha de inscrição.

Nesta edição, as obras concorrentes nas categorias dos eixos Literatura e Ensaios, passam a ser recebidas em formato eletrônico. 

Independente da obra ter sido publicada em formato digital ou impresso, seu arquivo completo (da capa à quarta capa, incluindo: página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, Ficha Catalográfica, miolo e colofão); deverá ser enviado em formato PDF em alta resolução, com limite de 100 megas por arquivo, através do painel de inscrição. 

As obras em que o conteúdo textual é integrado a elementos multimídia, interativos ou hipertextos serão aceitas desde que o responsável pela inscrição forneça o link de acesso à obra, acompanhado de login e senha ativos, e as orientações necessárias para o acesso. Todas essas informações deverão estar em um único arquivo, em formato PDF, para que seja feito o upload no ato da inscrição.

Os dez finalistas em cada uma das categorias serão divulgados no site oficial do Prêmio Jabuti, por ordem alfabética de título. Posteriormente, será divulgada uma nova lista composta pelos 05 (cinco) livros participantes cujas maiores notas lhes concederá a condição de finalistas. Esta lista também respeitará obrigatoriamente a ordem alfabética de títulos em sua divulgação.

 

Para concorrer ao Prêmio Jabuti, a obra precisa ser inédita e publicada no Brasil em formato de livro impresso ou digital, dispondo de ISBN e Ficha Catalográfica. Os livros que concorrerão no Jabuti 2019 devem ter sido publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018.

Sim, um novo cadastro é necessário. Os dados de edições anteriores não ficam armazenados.

Para concorrer no Jabuti 2019, é preciso que a obra inédita, tenha sido publicada entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018. 
Livros publicados em 2019 poderão concorrer no Jabuti 2020; desde que atendam aos critérios do regulamento da 62ª edição.

Insira todos os nomes dos autores que participaram da obra (clique no sinal + para adicionar). Caso a obra tenha mais de um organizador, coloque o(s) nome (s) do(s) organizador(es) responsável(eis). 

Obra aprovada significa que seu livro está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2019. Após o encerramento das inscrições, os livros serão encaminhados para o corpo de jurados. É necessário aguardar o resultado da apuração, onde serão revelados os finalistas de cada categoria.

Sim, pessoas físicas ou jurídicas não associadas podem concorrer.
Caso queira se associar à CBL, clique aqui

O Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias, com o objetivo de se aproximar do leitor e se atualizar frente ao mercado. Todos os gêneros seguem contemplados, porém, distribuídos em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. 

Com exceção dos concorrentes inscritos no Eixo Livro, as obras passam a ser recebidas eletronicamente, por meio do envio do arquivo completo do livro em formato PDF, no momento da inscrição.

A premiação conta com a categoria Fomento à Leitura, que em 2019 foi criada com o nome "Formação de Novos Leitores", pertencente ao eixo Inovação, que premia também ações, projetos e iniciativas que despertem e sustentem o interesse pela leitura. 

Autores independentes possuem uma taxa diferenciada de inscrição mais barata exclusiva para quem não tem editora. 

Uma nova forma de premiação foi adotada desde 2019, que passa a contemplar apenas o primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os dez livros com melhor nota atribuída pelo corpo de jurados.

Um autor será escolhido como vencedor do Livro do Ano (Ficção ou Não Ficção) pelo corpo de jurados, com base na maior média obtida. Concorrem a este prêmio apenas os vencedores das categorias que compõem os eixos Literatura e Ensaios, a saber: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance, Artes, Biografia, Documentário e Reportagem; Ciências, Economia Criativa e Humanidades.
 

Entende-se por entidades congêneres, instituições que tenham ligação com livro e leitura no Brasil. Exemplos de entidades: ABRELIVROS, SNEL, ABDL e ABDR, entre outras.

Sim, apenas nas categorias do eixo Livro. Após efetivar a inscrição é necessário enviar 05 exemplares por categoria, para o endereço indicado na ficha de inscrição.
Nesta edição, as obras concorrentes nas categorias dos eixos Literatura e Ensaios, passam a ser recebidas em formato eletrônico. 

Independente da obra ter sido publicada em formato digital ou impresso, seu arquivo completo (da capa à quarta capa, incluindo: página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, Ficha Catalográfica, miolo e colofão); deverá ser enviado em formato PDF em alta resolução, com limite de 100 megas por arquivo, através do painel de inscrição. 

.

É possível concorrer em mais de uma categoria. Obras inscritas nas categorias dos eixos Literatura ou Ensaios, também poderão ser inscritas nas categorias do eixo Livro: Capa, Ilustração, Impressão e Projeto Gráfico; exceto a categoria tradução.

Caso escolha alguma das categorias que compões o eixo livro: Capa, Ilustração, Impressão e Projeto Gráfico, será necessário remeter cinco exemplares físicos de cada livro por categoria em que for inscrito. 
Para as demais categorias dos eixos Literatura ou Ensaios, a obra deverá ser enviada eletronicamente, em formato PDF, apenar uma vez, por meio de upload na plataforma de inscrição.

O Prêmio Jabuti não contempla a premiação de obras produzidas fora do Brasil. Porém, caso se trate de primeira edição de uma obra originalmente já publicada no Brasil a qualquer tempo, que tenha sido lançada no exterior entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018, esta pode concorrer na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Verifique o Regulamento e o descritivo completo desta categoria no  Anexo II.

Apenas as categorias do Eixo Literatura e Ensaios concorrem ao livro do ano. Em Literatura: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia e Romance. Eixo Ensaios: Artes, Biografia, Documentário e Reportagem; Ciências, Economia Criativa e Humanidades.

 

Boleto Bancário, Transferência Bancária (exclusiva para clientes Itaú) ou Cartão de Crédito em até três parcelas.

Pessoas físicas ou jurídicas podem concorrer. Autores independentes que se autopublicam e não estão abrigados por nenhum selo de editora ou qualquer Pessoa Jurídica, também pode concorrer.  

A Câmara Brasileira do Livro não pode opinar relativamente à categoria na qual um livro possa/deva ser inscrito, pois a pertinência da “classificação” é um dos quesitos que o júri avalia. Assim, não podemos influenciar na escolha. O responsável pela inscrição deve avaliar o descritivo de eixos e categorias e escolher em qual delas sua obra se adequa.

Para concorrer ao Premido Jabuti é obrigatório que a obra apresente ISBN e Ficha Catalográfica. O não cumprimento desta exigência é motivo para desclassificação da obra.

O status em análise significa que seu livro está em fase de triagem. Existe uma equipe que vai analisar se a obra atende aos requisitos do Regulamento.
É necessário aguardar a avaliação e acompanhar a atualização do status por meio do painel. Em caso de desclassificação, o motivo será comunicado por e-mail. Em caso de status aprovado, a obra estará apta a concorrer.

Por se tratar de uma premiação e não um serviço prestado pela CBL, não emitimos nota fiscal. Podemos enviar um recibo. Solicite-o enviando uma mensagem para jabuti@cbl.org.br junto com o nº CNPJ/CPF registrado na inscrição.

Sim, o autor que se autopublica e não está abrigado por nenhum selo de editora ou qualquer Pessoa Jurídica poderá concorrer. A inscrição possui uma taxa diferenciada confira aqui os valores

Conforme a Lei do Livro  considera-se livro uma obra publicada com ISBN e Ficha Catalográfica. Para concorrer no Jabuti 2019, é preciso ter livro publicado em 2018 de forma inédita.