Dúvidas Frequentes

Caso escolha alguma das categorias que compões o eixo Produção Editorial: Capa, Ilustração e Projeto Gráfico, será necessário remeter cinco exemplares físicos de cada livro por categoria em que for inscrito. 
Para as demais categorias dos eixos Literatura ou Não Ficção, a obra deverá ser enviada eletronicamente, em formato PDF, apenar uma vez, por meio de upload na plataforma de inscrição.

O valor da inscrição é calculado pela categoria em que a obra é inscrita. Por exemplo: se uma obra individual for inscrita em duas categorias diferentes, serão cobradas duas taxas de inscrições. A taxa também muda se a obra concorre de forma individual ou como coleção. 

Para concorrer ao Prêmio Jabuti, a obra precisa ser inédita e publicada no Brasil em formato de livro impresso ou digital, dispondo de ISBN e Ficha Catalográfica. Os livros que concorrerão no Jabuti 2021 devem ter sido publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Para comprovar o ano da publicação da obra usamos  como critério a data de publicação presente Ficha Catalográfica, ou em qualquer outra documentação que possa comprová-la, para que se ateste a conformidade do livro com o prazo estipulado na cláusula 1 do regulamento.

Uma nova forma de premiação foi adotada desde 2018, que passa a contemplar apenas o primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os dez livros com melhor nota atribuída pelo corpo de jurados(as). 

Um autor será escolhido como vencedor do Livro do Ano (Ficção ou Não Ficção) pelo corpo de jurados(as), com base na maior média obtida. Concorrem a este prêmio apenas os vencedores das categorias que compõem os eixos Literatura e Não Ficção, a saber: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance Literário e Romance de Entretenimento – e eixo Não Ficção - Artes, Biografia, Documentário e Reportagem, Ciências, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Economia Criativa.

Obras concorrentes nos Eixos Literatura e Não Ficção serão recebidas apenas eletronicamente, por meio da plataforma disponível no endereço www.cblservicos.org.br/premio-jabuti 

O envio dos arquivos de obras concorrentes deverá atender às seguintes especificações:

Obra Individual: independentemente de ter sido publicada em formato digital ou impresso, um arquivo da obra completa deverá ser enviado no formato PDF, por meio de upload na plataforma de inscrição, em arquivo único, para que seja acessado exclusivamente pela equipe organizadora do Prêmio, pela auditoria e pelo júri da categoria à qual concorra.

No caso de coleção formada por mais de um arquivo, deverá ser feito o upload na plataforma de inscrição de todos os arquivos que componham a coleção, enviados no formato PDF, para que sejam acessados exclusivamente pela equipe organizadora do Prêmio, pela auditoria e pelo júri da categoria à qual concorram.

O arquivo para upload deve conter a obra completa (da capa à quarta capa, incluindo: página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, Ficha Catalográfica, miolo e colofão, se houver). 

Obras em que o conteúdo textual esteja integrado a elementos multimídia, interativos ou hipertextos que contenham ISBN e Ficha Catalográfica, podem participar do Prêmio Jabuti.

Para os eixos Literatura e Não Ficção, se a coleção é formada por mais de um arquivo, deverá ser feito o upload na plataforma de todos os arquivos que compõem a obra. 
Se a coleção for inscrita em alguma categoria do eixo Produção Editorial, será necessário enviar cinco coleções físicas completas por categoria que a obra estiver inscrita, para o endereço indicado na ficha de inscrição.
 

Os dez finalistas em cada uma das categorias serão divulgados no site oficial do Prêmio Jabuti, por ordem alfabética de título. Posteriormente, será divulgada uma nova lista composta pelos 05 (cinco) livros participantes cujas maiores notas lhes concederá a condição de finalistas. Esta lista também respeitará obrigatoriamente a ordem alfabética de títulos em sua divulgação.

 

Excepcionalmente na 63ª edição do Prêmio Jabuti, a CBL concederá um desconto de 10% para todas as inscrições realizadas entre as 12h de 06 de maio de 2021 até as 23h59 (Horário de Brasília) de 04 de junho de 2021, válido para todos os perfis de participante (Associado CBL, Autor Independente, Associado Congênere e Não Associado) e tipos de inscrição (Obra Individual ou Coleção). Clique aqui para visualizar os valores.
Será concedido um desconto progressivo para o conjunto de inscrições realizadas numa mesma transação. Clique aqui para conferir a tabela.

Sim, um novo cadastro é necessário. Os dados de edições anteriores não ficam armazenados.

Para concorrer no Jabuti 2021, é preciso que a obra inédita tenha sido publicada entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. 
Livros publicados em 2021 poderão concorrer no Prêmio Jabuti 2022; desde que atendam aos critérios do regulamento da 64ª edição.

Insira um de cada vez os nomes dos(as) autores(as) que participaram da obra. Ao escolher a categoria, clique no botão verde para adicionar o(s) nome(s). Caso a obra tenha mais de um(a) organizador(a), coloque o(s) nome(s) do(s) organizador(es) responsável(eis).

No campo Informações de Contato da Autoria selecione a categoria e escolha o profissional relacionado a obra e preencha os dados. Para adicionar mais nomes, preencha novamente e clique em incluir.

Obra aprovada significa que seu livro está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021. Após o encerramento das inscrições, os livros serão encaminhados para o corpo de jurados(as). É necessário aguardar o resultado da apuração, onde serão revelados os finalistas de cada categoria.

Sim, pessoas físicas ou jurídicas não associadas podem concorrer.
Caso queira se associar à CBL, clique aqui

Sim, todas as informações enviadas e recebidas pela plataforma do Prêmio Jabuti trafegarão com o uso de protocolo seguro e criptografado (HTTP/SSL), por meio de certificados digitais emitidos por Entidade Certificadora reconhecida no mercado digital.

Entende-se por entidades congêneres, instituições que tenham ligação com livro e leitura no Brasil. Exemplos de entidades: ABRELIVROS, SNEL, ABDL e ABDR, entre outras.

Sim, apenas nas categorias do eixo Produção Editorial. Após efetivar a inscrição é necessário enviar 05 exemplares por categoria, para o endereço indicado na ficha de inscrição.
Nesta edição, as obras concorrentes nas categorias dos eixos Literatura e Não Ficção, passam a ser recebidas em formato eletrônico. 

Independente da obra ter sido publicada em formato digital ou impresso, seu arquivo completo (da capa à quarta capa, incluindo: página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, Ficha Catalográfica, miolo e colofão, se houver); deverá ser enviado em formato PDF em alta resolução, com limite de arquivo de 150 megas, através do painel de inscrição. 

Sim, não existe limite de inscrições por participante. 
É possível concorrer em mais de uma categoria. As obras inscritas nas categorias dos eixos Literatura ou Não Ficção, também poderão ser inscritas nas categorias do eixo Produção Editorial: Capa, Ilustração e Projeto Gráfico; exceto a categoria tradução.

O Prêmio Jabuti não contempla a premiação de obras produzidas fora do Brasil. Porém, caso se trate de primeira edição de uma obra originalmente já publicada no Brasil a qualquer tempo, que tenha sido lançada no exterior entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, esta pode concorrer na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Verifique o Regulamento e o descritivo completo desta categoria no  Anexo II.

Coleções serão aceitas, desde que todos os volumes tenham sido publicados entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2020, com exceção das inscritas na categoria Tradução. 
Os livros que fazem parte de uma Coleção já inscrita em qualquer categoria do 63o Prêmio Jabuti não poderão ser inscritos individualmente. Caso isso ocorra, a preferência de participação será da inscrição da Coleção e haverá desclassificação da obra inscrita individualmente.
 

Apenas as categorias do Eixo Literatura e Não Ficção concorrem ao livro do ano. Em Literatura – Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance Literário e Romance de Entretenimento e no eixo Não Ficção - Artes, Biografia, Documentário e Reportagem, Ciências, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Economia Criativa.

Boleto Bancário, Transferência Bancária (exclusiva para clientes Itaú) ou Cartão de Crédito em até três parcelas.

Se a inscrição foi realizada em alguma das categorias do Eixo Produção Editorial: Capa, Ilustração e Projeto Gráfico será necessário enviar cinco exemplares de cada título inscrito por categoria. 
O prazo para envio é de até dez dias corridos. As obras físicas deverão ser enviadas juntamente com cópia da Ficha de Inscrição, para o endereço:  Prêmio Jabuti 2021 – Câmara Brasileira do Livro – Av. Ipiranga, 1.267 – 10o andar – CEP 01039-000 – São Paulo – SP
As inscrições realizadas pela plataforma www.cblservicos.org.br/premio-jabuti até o dia 1º de julho de 2021 serão confirmadas até o dia 23 de julho de 2021 por meio da atualização do status da obra na área de acesso do participante.

 

Pessoas físicas ou jurídicas podem concorrer. Autores(as) independentes que se autopublicam e não estão abrigados por nenhum selo de editora ou qualquer Pessoa Jurídica, também pode concorrer.  

A Câmara Brasileira do Livro não pode opinar relativamente à categoria na qual um livro possa/deva ser inscrito, pois a pertinência da “classificação” é um dos quesitos que o júri avalia. Assim, não podemos influenciar na escolha.O responsável pela inscrição deve avaliar o descritivo e critérios (item III do regulamento) que serão usados para avaliação dos jurados, e assim fazer a escolha da categoria.

Para concorrer ao Premido Jabuti é obrigatório que a obra apresente ISBN e Ficha Catalográfica. O não cumprimento desta exigência é motivo para desclassificação da obra.

O status em análise significa que seu livro está em fase de triagem. Existe uma equipe que vai analisar se a obra atende aos requisitos do Regulamento.
É necessário aguardar a avaliação e acompanhar a atualização do status na página Minhas Inscrições. Em caso de desclassificação, o motivo será comunicado por e-mail. Em caso de status aprovado, a obra estará apta a concorrer.

Por se tratar de uma premiação e não um serviço prestado pela CBL, não emitimos nota fiscal. Podemos enviar um recibo. Solicite-o enviando uma mensagem para jabuti@cbl.org.br junto com o nº da inscrição e CNPJ/CPF registrado no cadastro.

Para concluir o pagamento acesse https://www.cblservicos.org.br/premio-jabuti  efetue o login. No menu lateral clique em “MEUS PEDIDOS”.  Clique no ID da inscrição para exibir os detalhes e em seguida escolha o método de pagamento para prosseguir.

Sim, o(a) autor(a) que se autopublica e não está abrigado por nenhum selo de editora ou qualquer Pessoa Jurídica poderá concorrer. A inscrição possui uma taxa diferenciada confira aqui os valores

Conforme a Lei do Livro  considera-se livro uma obra publicada com ISBN e Ficha Catalográfica. Para concorrer no Jabuti 2021, é preciso ter livro publicado em primeira edição durante o ano de 2020.