web
Você está offline. Esta é uma versão somente leitura da página.
close

Curadoria

Curadora


 
Nina Ranieri

A professora titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação, Nina Beatriz Stocco Ranieri, assume a curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico 2026. Com uma trajetória marcada pela produção intelectual e pela atuação institucional, Nina sucede o físico Marcelo Knobel, que esteve à frente das duas primeiras edições do prêmio e é uma das mais reconhecidas vozes da ciência no país. Especialista em Direito Público e Direito à Educação, Nina ocupou cargos de gestão no Governo do Estado de São Paulo e na USP. Autora de livros e artigos jurídicos, integra conselhos editoriais no Brasil e no exterior e, desde 2018, ocupa a Cadeira nº 16 da Academia Paulista de Educação.
 

Conselho Curador


Eliana Amaral

Médica, professora-titular de Obstetrícia, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa para Educação na Saúde (Napes) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pró-reitora de Graduação da Unicamp (2017-21) e codiretora do Instituto Regional Faimer-Brasil (2007-2017). É membro da Academia Paulista de Educação e vice-presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É presidente do Global Advisory Committee do National Board of Medical Examiners - NBME, EUA. Atua como facilitadora internacional do Faimer Institute – Philadelphia, EUA, e consultora do Research Project Review Panel – RP2 da Organização Mundial da Saúde. Foi membro-fundadora do Comitê de Desenvolvimento Docente da Association for Medical Education in Europe – AMEE. Recebeu prêmios e condecorações pela sua contribuição na formação de profissionais da saúde e como especialista em Obstetrícia. Apreciadora de arte e cultura.
 

 
Mozart Neves Ramos

Doutor em Química pela UNICAMP com pós-doutorado em Química pela Politecnica de Milão. Foi pró-reitor acadêmico e reitor da Universidade Federal Pernambuco. Presidiu o ForGRAD e a Andifes. Foi secretário de Educação de Pernambuco e presidiu o Consed. Foi presidente executivo do Movimento Todos pela Educação. Foi diretor do Instituto Ayrton Senna. Autor de vários livros sobre Educação. Foi agraciado com os seguintes títulos: As 100 Pessoas mais Influentes do Brasil em 2008 pela Revista Época. Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França, Academia de Artes, Ciências e Letras da França, 2006. Educador Internacional do Ano, International Biographical Center - Cambridge – England, 2005. Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana, 2002. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto.
 

 
Rafael Mafei

Professor da Faculdade de Direito da USP, Rafael Mafei é pesquisador das relações entre direito, política e comunicação. Autor de livros e artigos de ampla circulação, atua também como curador editorial e colaborador de imprensa. Sua experiência no cruzamento entre academia, opinião pública e campo editorial traz uma perspectiva estratégica sobre a mediação do conhecimento na esfera pública.
 





 
Roseli de Deus Lopes

Professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), na área de Educação em Engenharia. Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Atuou como vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP.

 





 
Wander Melo Miranda

Wander Melo Miranda é professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada, diretor da Editora UFMG (2000-2015), membro da Academia Mineira de Letras. Autor de Corpos escritos (1992), Graciliano Ramos (2004), Nações literárias (2010), Os olhos de Diadorim e outros ensaios (2019), organizou A trama do arquivo (1995), Narrativas da modernidade (1999), Anos JK: margens da modernidade (2002), entre outros. Foi professor visitante nos Estados Unidos (Duke University), Itália (Università di Roma Tor Vergata), Uruguai (Universidad Nacional de la República) e Argentina (Universidad de Buenos Aires).