VOTAÇÃO E PREMIAÇÃO

VOTAÇÃO 


As obras inscritas em cada categoria serão analisadas em uma única fase por um corpo de três jurados especialistas nas áreas por ela recobertas. 

Os jurados serão responsáveis por selecionar os finalistas de cada uma das categorias. Cada jurado(a) escolherá treze (exatamente treze) livros dentre os inscritos na categoria da qual é jurado(a), aos quais atribuirá notas necessariamente diferentes, de acordo com as regras prevista nos itens VII e VIII do regulamento.

Contabilizadas as notas que garantirão a escolha dos treze livros selecionados pelo corpo de jurados, serão então selecionados os 10 (dez) livros participantes que constituirão a lista de pré-finalistas de cada categoria. As listas serão divulgados no site oficial do Prêmio Jabuti, necessariamente por ordem alfabética de título.

Posteriormente, será divulgada uma nova lista composta pelos 05 (cinco) livros participantes cujas maiores notas lhes concederá a condição de finalistas. Esta lista também respeitará obrigatoriamente a ordem alfabética de títulos em sua divulgação. 

A organização do 61º Prêmio Jabuti não divulgará as notas dos participantes.

  


PREMIAÇÃO

A partir da compatibilização das listas dos livros selecionados por jurado(a), a obra que receber maior pontuação será considerada vencedora do 61º Prêmio Jabuti em sua categoria. Em caso de empate consulte o item VIII do regulamento.

Os vencedores serão anunciados apenas na cerimônia do 61º Prêmio Jabuti, cuja data de realização será antecipadamente divulgada pela CBL.

A premiação contempla apenas o primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os cinco livros finalistas. A obra vencedora em primeiro lugar ganhará um troféu Jabuti para o autor e um para a editora. Além do troféu, o autor receberá um prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), deduzidos os encargos legais.

O Livro do Ano será atribuído a uma única obra, seja de Ficção ou Não Ficção. O autor receberá um troféu Jabuti especial e o valor bruto de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A editora da obra receberá uma estatueta especial.

Concorrem ao Livro do Ano apenas os vencedores das categorias que compõem os eixos Literatura e Ensaios: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance, Artes, Biografia, Documentário e Reportagem; Ciências, Economia Criativa e Humanidades. 

 Em todas as premiações, no caso de obras em coautoria, cada autor receberá um troféu e o prêmio em dinheiro será dividido.

.