Curadoria

 

Conselho Curador

Em 2012, foi constituído um Conselho Curador, que tem a função de acompanhar as etapas do prêmio, analisar e deliberar sobre casos omissos, além de ser responsável por validar o corpo de jurados. Integram o Conselho de Curadores de 2019:




    Pedro Almeida -  Curador

Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 26 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais. Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras,Landmark, W11 editores, Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, Leya, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx,Caramelo e Planeta. É professor de MBA Publishing desde 2014. Escreve regularmente para o Publishnews a coluna "Leia antes de ver" sobre o mercado editorial. Desde 2016 é membro do Conselho Curador do Prêmio Jabuti.






                                         
                                                                                   


Mariana Mendes

Formada em Letras, é editora do canal Bondelê (Youtube) que sugere a leitura de autoras brasileiras contemporâneas, realiza entrevistas com escritoras e divulga lançamentos de literatura produzida por mulheres. Trabalhou por 19 anos no departamento de Educação da Companhia das Letras. É pós-graduanda em literatura brasileira e integra o conselho do Jabuti desde 2018.




 


 


 

Camile Mendrot

Editora formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi em 2003, e, desde essa época, já se dedicava aos estudos de literatura infantil e juvenil, fechando sua graduação com o trabalho "Poeticidade no universo infantil". Especializou-se em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, em 2007, também direcionando a pós-graduação para o mesmo universo com a monografia "Um amor de família e o bichinho da maçã: diferentes vertentes de um mesmo autor". Em 2009, cursou o Máster em Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid e Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Espanha), com bolsa da Fundación Carolina e do SIALE (Sociedad Iberoamerica de Amigos del Libro y la Edición), encerrando sua jornada com o trabalho sobre livros infantis para a América Latina intitulado “Cuentos del Cóndor”. Mais tarde, em 2013, fez mestrado em Livros e Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona, em que se dedicou à tese “Las mil y una posibilidades de la misma historia — Alicia en el País de las Maravillas, una nueva obra en cada transposición de género y de medio”. No âmbito profissional, ao longo de seus 20 anos de atividade, Camile Mendrot passou por grandes e expressivas casas editoriais brasileira, como Melhoramentos, Escrituras, Atheneu, DCL, Rideel e Callis, e por universidades, como a Anhembi Morumbi e FMU.







Cassius Medauar

Jornalista formado pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, acabou enveredando pelo jornalismo cultural, editou quadrinhos em muitas editoras que passou e é premiado diversas vezes com o HQ Mix, o Oscar dos quadrinhos. Após passar pela Abril Jovem, foi editor na  Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco e toda a linha de mangás da editora. Em seguida, ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as Pixel/Ediouro. É gerente de conteúdo da Editora JBC há 7 anos, onde participou da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás e a linha de mangás digitais da editora. Também é tradutor e, entre seus principais trabalhos, estão Clube da Luta, a série Dexter, o Estranho Mundo de Tim Burton, Battlelfield 3, Cicatrizes, Supernatural entre outros livros e HQs, além de matérias específicas do universo do surf para a revista Fluir. Em 2018, foi jurado do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.


 




       Marcos Marcionilo

Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também seguiu o mestrado em Filosofia Contemporânea, com estudos sobre a Filosofia de Michel Foucault. É editor e sócio-proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística, criada em 2001. Atua também como tradutor, com cerca de 70 obras traduzidas, e parecerista editorial. Em 2018, foi jurado do Prêmio Jabuti na categoria Humanidades.