Curadoria

 

Conselho Curador

Em 2012, foi constituído um Conselho Curador, que tem a função de acompanhar as etapas do prêmio, analisar e deliberar sobre casos omissos, além de ser responsável por validar o corpo de jurados. Integram o Conselho de Curadores, desde 2019:




    Pedro Almeida -  Curador

Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 26 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais. Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras,Landmark, W11 editores, Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, Leya, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx,Caramelo e Planeta. É professor de MBA Publishing desde 2014. Escreve regularmente para o Publishnews a coluna "Leia antes de ver" sobre o mercado editorial. Desde 2016, é membro do Conselho Curador do Prêmio Jabuti.





                                         
                       

 

Camile Mendrot

Camile Mendrot é editora formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi, e, desde essa época, já se dedicava aos estudos de literatura infantil e juvenil. Especializou-se em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, também direcionando a pós-graduação para este universo. Cursou o Máster em Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid e Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Espanha), com bolsa da Fundación Carolina e do SIALE (Sociedad Iberoamerica de Amigos del Libro y la Edición). Mais tarde, fez mestrado em Livros e Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona. No âmbito profissional, ao longo de seus 20 anos de atividade, atuou como editora em grandes e expressivas casas editoriais brasileiras, como palestrante e professora em universidades. Há 10 anos, tem seu próprio estúdio de produção editorial, o Ab Aeterno, e por meio dele vem desenvolvendo projetos e serviços editoriais a diversas editoras e empresas nacionais e internacionais.





 


Cassius Medauar

Jornalista formado pela Cásper Líbero, com experiência de 20 anos de mercado, acabou enveredando pelo jornalismo cultural, trabalhando com cinema, games e virando editor de quadrinhos em muitas editoras que passou. Foi premiado diversas vezes com o HQMIX, o Oscar dos quadrinhos no Brasil. Após passar pela Abril Jovem, foi editor na Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco e toda a linha de mangás da editora. Em seguida, ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQs com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as Pixel/Ediouro. Foi gerente de conteúdo da Editora JBC por sete anos (até 2019), onde participou da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, para as livrarias, sedimentou a presença da JBC nas redes sociais e ainda lançou a linha de mangás digitais da editora. Também é tradutor. Entre seus principais trabalhos, estão Clube da Luta, a série Dexter, o Estranho Mundo de Tim Burton, Os Últimos Jovens da Terra, Cicatrizes, Supernatural entre outros livros e HQs. Dá aulas de Tradução Editorial e Edição de Quadrinhos. Em 2018, foi jurado do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.


 


                                                           


Mariana Mendes

Formada em Letras, é editora do canal Bondelê (Youtube) que sugere a leitura de autoras brasileiras contemporâneas, realiza entrevistas com escritoras e divulga lançamentos de literatura produzida por mulheres. Trabalhou por 19 anos no departamento de Educação da Companhia das Letras. É pós-graduanda em literatura brasileira e integra o conselho do Jabuti desde 2018.




 


 



       Marcos Marcionilo


Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também seguiu o mestrado em Filosofia Contemporânea, com estudos sobre a Filosofia de Michel Foucault. É editor e sócio-proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística, fundada em 2001. Atua ainda como tradutor, parecerista editorial e professor de edição/revisão de textos. Em 2018, foi jurado do Prêmio Jabuti na categoria Humanidades.